projeto
Quais são os tipos de luxações?
Uma luxação pode ser completa ou incompleta. Chama-se luxação completa aquela em que os segmentos ósseos que constituem a articulação ficam completamente desunidos e luxação incompleta (ou subluxação) aquela em que a união dos segmentos ósseos é reduzida, mas não é completa.
Na maioria das vezes a extremidade do osso deslocado fica no interior da cápsula articular (luxação intracapsular), mas em alguns casos ela fica no exterior da mesma (luxação extracapsular)
Quais são as causas das luxações?
Na maioria das vezes, a luxação é provocada por um traumatismo violento incidindo sobre a articulação. Otraumatismo pode também incidir indiretamente como acontece, por exemplo, em caso de luxações daarticulação do ombro provocada por uma queda em que o indivíduo se apoia sobre o cotovelo ou a mão. Em alguns casos, a luxação é originada pela deterioração dos elementos de sustentação da articulação (ligamentos, cápsula articular, tendões e músculos), consequente de uma doença ou de uma malformação congênita.
Quais são os sinais e sintomas das luxações?
A dor aparece imediatamente após o acidente, o que dificulta ou impede qualquer tentativa de movimentar aarticulação afetada. A articulação se apresenta deformada e à palpação nota-se o osso fora do seu lugar habitual. O deslocamento do segmento ósseo pode impossibilitar a normal realização dos movimentos daarticulação lesionada. Caso a luxação afete uma articulação de um membro, por