INTRODUÇÃO A FISIOTERAPIA. lUXAÇÃO
VANESSA CARLA SIMÕES PEREIRA / RA. 6601339197 CONCEITO:
Luxação é definida como um deslocamento abrupto e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos que compõem uma articulação.Ocorre quando uma força age diretamente ou indiretamente numa articulação, deslocando o osso para uma posição anormal. Em certos casos, a luxação também pode ser consequência de uma deterioração das estruturas de sustentação da articulação, resultante de uma doença (artrite, tumores, entre outras), ou causado por uma malformação congênita.
Publico Alvo:Qualquer um de nós pode sofrer luxação de alguma articulação durante a vida e geralmente as luxações de causa traumática ocorrem em articulações previamente normais. As luxações traumáticas ocorrem geralmente após lesões esportivas, ocorrem na idade adulta, são unilaterais (envolvem apenas um joelho), acometem indivíduos com arquitetura da articulação entre a patela e o fêmur normal, com alinhamento do joelho normal, apresentam igual distribuição de ocorrência entre os sexos, e geralmente ocorrem somente uma vez.
Uma nova luxação da patela pode ocorrer em 17% nos próximos 2 a 5 anos, naqueles indivíduos que deslocaram a primeira vez. Caso haja uma segunda luxação, a probabilidade de ocorrer uma próxima vez é de 50% no mesmo período de tempo.
Incidência:Os principais grupos de risco para as luxações são:
- Atletas: estão propensos a impactos nas articulações de diversos membros. Muitos desses impactos são de alta intensidade e muitas luxações podem ser recorrentes.
- Idosos: os idosos são particularmente mais suscetíveis a quedas e luxações, por um enfraquecimento dos elementos que sustentam as articulações. Com o passar da idade, há desgaste dos elementos articulares e aumento do risco de deslocamentos. Pessoas com artrite reumatoide:esses pacientes têm risco de desenvolverem luxação devido ao desgaste da superfície articular e alteração dos tecidos moles que a constitui.
-