fraturas
VALDILÉIA DOS SANTOS MARTINS
MARIA NEIDE
TAGUATINGA-DF, 01 DE DEZEMBRO DE 2014.
VALDILÉIA DOS SANTOS MARTINS
MARIA NEIDE
LESÕES DAS EXTREMIDADES
TAGUATINGA-DF, 01 DE DEZEMBRO DE 2014.
INDICE
INTRODUÇÃO
Trata-se de um capítulo muito importante, por tratar de lesões muito frequentes e de tipos variados que podem trazer consequências drásticas tanto imediatas quanto tardias.
Tanto as lesões de extremidades que cursam com hemorragia intensa e visível quanto os sangramentos que ocorrem para os tecidos moles e cavidades internas devem ser rapidamente controlados, pois podem facilmente cursar com perdas volêmicas extremamente significativas, até mesmo o choque hemorrágico.
O trauma musculoesquelético consiste em lesões causadas por trauma que envolvem ligamentos, músculos e os ossos. De maneira geral, a história e o exame clínico fazem o diagnóstico destas lesões, que demandam atenção logo que possível por poderem, quando não adequadamente tratadas, resultar em invalidez permanente ou complicações decorrentes da hemorragia, principalmente em fraturas múltiplas, da pelve ou bilaterais do fêmur.
LESÕES
NAS EXTREMIDADES
O trauma de extremidades compreende todas as lesões que afetam os membros superiores ( cintura escapular, braço, cotovelo, antebraço, punho e mão) e membros inferiores ( cintura pélvica, coxa, joelho, perna, tornozelo e pé). Estes traumas estão presente num grande numero de pacientes politraumatizados, sendo, muitas vezes, subestimados, tratados incorretamente e em certas ocasiões, não diagnosticados, acarretando um aumento da morbidade, mortalidade e disfunção permanente do membro afetado.
FRATURA
Uma fratura óssea é a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou