Lesões no Futebol
Jônatas Frediani
302
30/03/2014
Introdução
Como em todos esportes no futebol também se corre o risco de sofrer lesões devido a diversas circunstâncias do campo, do jogador e até do campeonato disputado. As lesões sofridas podem ser as mais simples, como um leve entorse no tornozelo, até as mais graves, como uma fratura exposta na coxa. Neste trabalho, estudaremos as diversas lesões decorrentes do futebol e seus tratamentos, abordando diferentes lesões ocorridas em Copas do Mundo, em diferentes jogadores, com seus tratamentos e o tempo de recuperação das respectivas lesões.
Desenvolvimento
O primeiro tipo de lesão estudada será a mais comum, a de tornozelo. A segunda, no joelho. A terceira, nos isquiotibiais. A quarta, na cabeça. E as lesões causadas pelo estresse.
Tornozelo As torções no tornozelo (imagem 1) são as lesões mais ocorridas no futebol e seguem um padrão. Elas acontecem quando a sola do pé gira para dentro acarretando a lesão nos ligamentos na parte lateral do tornozelo. Ocorre, por exemplo, ao pisar-se sobre o campo desnivelado, ou sobre o pé de outro jogador durante a corrida, ou na aterrissagem após um salto. Também existem fatores pessoais que podem acarretar lesões no tornozelo, como o grau de resistência do tornozelo, a amplitude de movimentos e a maneira como se controla os mesmos. Um importante fator de risco é uma lesão prévia na região. Devem ser usadas tornozeleiras de diferentes tipos para a prevenção e tratamento para entorses leves.
Sintomas e sinais
Dor ao tentar mover o tornozelo ou ao caminhar.
Inchaço ou edema (em poucos minutos ou gradualmente, ao longo de várias horas).
Rigidez e impossibilidade de colocar todo o peso sobre o pé
Joelho
A pior lesão que pode ocorrer no joelho (imagem 2) é o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), mas qualquer lesão nesta área pode impedir de jogar ou causar problemas a longo