ditadura militar
Campus Parnaíba
Curso de História
Disciplina: Teoria da História I
Antonia Vanessa Gomes Pereira
III SEMINÁRIO MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA
Parnaíba-PI
Junho/2013
Relação entre as teorias da história e a temática da ditadura militar
A temática ditadura militar do ponto de visto politico ideológico, parte do princípio de que os militares queriam governar para salvar o povo brasileiro do mal que rondava o país: o comunismo. Sendo que o atual presidente João Goulart tinha um discurso comunista, na qual dizia que seu governo reivindicava melhoria para população: reforma agrária, educação, saúde, enfim: condições necessárias para uma vida digna.
Contudo a dimensão teórica – metodológica do período, auto-promovia e legitimava o poder dos militares. Portanto o debate acerca da Ditadura Militar nos permite uma reflexão crítica a respeito da escrita desse tema, pois esta foi escrita pelos dominantes, visto isso se percebe que essa história é dotada de interesses.
Partindo da temática do III Seminário Memória Verdade e Justiça, debate guiado pelo Historiador Samuel Lima e Dr. Marta Rovai, na fala de ambos é notável que a população precisa de outra escrita para a ditadura militar. A premissa desse pensamento é que muitas memórias foram silenciadas, muitas histórias distorcidas, muitos velórios sem corpos, e por fim muitos foram os vitimados durante esse período.
De acordo com os assuntos debatidos na disciplina de Teoria da História I, na qual estamos discutindo os limites e possibilidades assim como outras direções com o objetivo de se pensar essas teorias nas dimensões teóricas metodológicas e politico ideológicas como mencionado acima. Com isso analisando as relações que circuncidam sobre o tema e relacionando com as teorias; Positivismo, Marxismo e Escola dos Annales.
Do ponto de vista positivista a história da “Ditadura Militar” na