Luxa o 3
Luxações causadas por atividades esportivas
Uma das principais causas de luxação de ombro, quadril, etc são as lesões causadas por impactos esportivos. Esses impactos podem ser diretos no local da articulação (causas diretas) ou em outros locais (causas indiretas), como luxação no ombro por impacto no cotovelo, luxação no joelho por impacto na sola do pé (como ao correr). ATENÇÃO: qualquer atividade física pode causar luxações se não for praticada corretamente e com supervisão.
Luxações causadas por impactos não esportivos
Outra grande causa de luxação são os impactos não esportivos. Isso inclui traumas que podem ocorrer no dia a dia, como uma pancada no ombro, uma queda na rua ou algum outro impacto violento sobre uma articulação. Determinadas condições, como malformações congênitas e paralisia muscular, propiciam o aparecimento de luxações, como a luxação congênita de quadril. As fraturas também podem causar luxação.
Subluxações podem acontecer em pacientes com artrite reumatóide, uma vez que há alteração da superfície das articulações e destruição dos tecidos moles.
Além de traumas diretos ou indiretos, as luxações podem acontecer por um movimento violento ou uma tração súbita, como ocorre em luxações nos ombros e cotovelos de bebês quando tropeçam e estão segurando na mão de um adulto, que exerce uma tração para segurar o braço da criança e ocasiona a luxação.
Outros fatores que causam deslocamento de articulações é a presença de doenças que destroem os elementos das articulações, como artrite, tumores, paralisia, dentre outras.
Luxações causadas por quedas
As quedas são uma condição importante para a causa de luxações, sobretudo em idosos ou pessoas com articulações enfraquecidas. A queda é particularmente perigosa, pois pode deslocar diversas articulações de uma só vez, como as articulações do joelho,