Lurdes
SANTO ANDRÉ
PROCESSOS GERENCIAIS
Eduardo Richard da Silva Alves – 8061781824
Thayná Nayane Cardoso – 840619853
Valquíria Barbosa de Oliveira Alves – 8061778698
Santo André
2015
FRAUDE FINANCEIRA VEÍCULOS
1 – RESUMO
Fraude é a prática aplicada para beneficio próprio, por meio da utilização de documentos adulterados e/ou de terceiros causando prejuízo financeiro a pessoas e empresas idôneas.É importante ressaltar que não existe nenhuma fórmula capaz de mensurar os prejuízos provenientes de operações, muitas vezes estão sendo tratadas como inadimplentes. Igualmente, considerando o conceito que se refere o parágrafo anterior, temos que acrescentar valor de uma operação fraudulenta os custos com demanda judicial, nos casos em que as vítimas pleitearem ações por danos morais/materiais.
2 – INTRODUÇÃO
Anualmente, os bancos perdem milhões em fraudes, sendo que muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, como a análise de documentos.
3 – OBJETIVO
Conscientizar quanto a necessidades de ficar alerta e reconhecer através de uma pré-análise algumas irregularidades que indiquem fraude, evidenciando os sinais de alertas e mitigando os riscos de perdas e de inadimplência. É importante ressaltar que não existe nenhuma fórmula capaz de mensurar os prejuízos provenientes de operações, muitas vezes estão sendo tratadas como inadimplentes
4 – METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, as principais fontes utilizadas foram sites da internet, jornais e revistas.
5- DESENVOLVIMENTO
Algumas pessoas confundem fraude com estelionato. Fraude é um termo genérico que designa a falsa apresentação da realidade por um individuo, no intuito de obter vantagem sobre outra, ou seja, dar um golpe.
Considerando a ingenuidade humana, apenas quando o fraudador alcança seus objetivos, causando prejuízo alheio, ele pode ser acusado de estelionato, crime previsto pelo código penal.
Para evitar grandes perdas as Instituições Financeiras investem