Trabalho do pnae- carta dona lurdes
Pato Branco, 23 de outubro de 2012.
Dona Lurdes, entendemos sua preocupação e consideramos muito validas, escrevo esta carta para tranquiliza-la em relação a alimentação escolar que seus filhos receberão na escola, ao termino da leitura desta carta, a senhora saberá qual o objetivo do Programa Nacional da Alimentação Escolar e as suas principais diretrizes. Quanto ao problema de saúde do seu filho Francisco, o PNAE esta atenta às questões pertinentes a saúde, muitos alunos enfrentam problemas de saúde, como desnutrição, obesidade, diabetes, intolerância e/ou alergia a certos alimentos, essas doenças devem ser combatidas, remediadas ou minimizadas com a alimentação escolar e os alunos que apresentam esses problemas têm direito a uma alimentação saudável e adequada. A escola deve considerar esses casos no planejamento de seu cardápio, além de desenvolver ações de educação alimentar e nutricional, incentivando os alunos e pessoas envolvidas com a alimentação escolar a melhorar seus hábitos alimentares.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo atender às necessidades nutricionais de estudantes e à formação de hábitos alimentares saudáveis, durante sua permanência no ambiente escolar, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar. A alimentação escolar diversificada, de boa qualidade nutricional, higiênico – sanitário, saborosa, adaptada aos hábitos culturais locais e com ótima aparência é o que todos da comunidade escolar devem buscar.
Para aprender todo aluno deve estar bem alimentado. A própria Constituição Federal afirma, no art. 208, incisos IV e VII, que a alimentação escolar é dever do Estado e um direito humano e social de toda criança e adolescente que frequenta a educação infantil e o ensino fundamental.
Espero com as informações repassadas, que a senhora possa estar mais tranquila neste momento quanto à alimentação que seus filhos