Sócrates
Filósofo grego, Sócrates nasceu em Antenas no ano de 470 a.C. . Era de origem modesta, filho de Sofronisco, um escultor, e de Fernarete, uma parteira, com quem dizia ter a aprendido a arte de obstetra de pensamentos. Era casado com uma mulher chamada Xantipa, que era bem mais jovem que ele, e teve um filho, Lamprocles.
Durante sua infância exercia a arte de seu pai, era escultor, porém quando cresceu abandonou tal prática e decidiu dedicar-se inteiramente a missão de educar as consciências, tendo como influência a filosofia de Anaxágoras. Sempre entre jovens, e principalmente em discursões com os sofistas, não escreveu obra alguma. E para que seus pensamentos possam se reconstituídos, necessita-se da descrição de seus diálogos por um de seus discípulos, Platão.
Sócrates costumava caminhar descalço e não tinha o hábito de tomar banho. Em certas ocasiões, parava o que quer que estivesse fazendo, ficando imóvel por horas, meditando sobre algum problema. Certa vez o fez descalço sobre a neve, segundo os escritos de Platão, o que demonstra o caráter lendário da figura Socrática. Tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, ele não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos, agindo de forma descontraída e descompromissada, dialogando com todas as pessoas, mostrando-lhes como as respostas que davam eram inadequadas. Sócrates tinha adeptos entusiásticos entre os jovens de Atenas, mas o povo não confiava nele devido a suas opiniões pouco ortodoxas sobre religião e seu desprezo à opinião pública.
Inevitavelmente, fez inimigos entre os atenienses influentes. E não recebia pagamento por suas aulas. Sua pobreza era prova de que não era um sofista.
Assim, os antigos professores foram ficando irados. Pensavam eles: Como um homem poderia ensinar de graça e pregar que não se precisavam de professores como eles?. E mais: não concordavam com os pensamentos de Sócrates, que