O que é capital
Escola DE direito
CURSO DE direito
ANA FLAVIA TOMKIW
ANA VITÓRIA NAUMANN mariana gouveia ghisi
O QUE É CAPITAL
Curitiba
2015
ANA FLAVIA TOMKIW
ANA VITÓRIA NAUMANN mariana gouveia ghisi
o que É capital
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de Direito em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Direito.
Orientador: Prof. Mario G. Borges.
Curitiba
2015
Onde houver sociedade, ai estará o Direito.
(ROMANOS, séc. V a.c) SUMÁRIO
1 RESUMO DO LIVRO “O QUE É CAPITAL”..........................................5
2 CONCLUSÃO CRÍTICA..........................................................................7
3 BIBLIOGRAFIAS....................................................................................8
Resumo “O QUE É CAPITAL”
O texto apresenta a ideia de que apesar de ser de difícil definição, entende-se que capital faz ligação com o processo de enriquecimento de uma sociedade, ou seja, o que resulta em escolas, prédios, represas etc. Sendo assim, uma sociedade evolui e avança quando seus recursos sociais são usados de maneira inteligente. O conceito mais próximo de capital é o de riqueza, que é diferente de dinheiro, já que um país pode ter muito papel-moeda e sua população não ter boas condições de vida, de saúde e de moradia. O termo riqueza se associa com a produção de bens e serviços e a única e exclusiva maneira de enriquecer uma população é aumentando sua produção.
A reprodução do capital faz com que haja uma acumulação progressiva de riqueza (bens), mas para que isso ocorra, é indispensável a formação de um excedente, que é tudo aquilo que sobra e que está a mais, e para aumentar sua produção é necessário mais trabalho, porém um trabalho bem feito, aumentando a produtividade.
+EXCEDENTE +TRABALHO +PRODUTIVIDADE