ludico
Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento. É criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações – considerando-se a necessidade de receber o ensinamento de forma significativa –, levando-o à especulação, ao confronto.
O que se pretende é dar ao aluno condições para uma formação plena: além da informação, da construção e da troca de conhecimento, o aluno tem oportunidade de participar de atividades culturais e esportivas, descobrindo sua criatividade, suas tendências, seus gostos e desenvolvendo-os plenamente.
Dessa forma, propicia-se ao aluno – levando-se em conta suas dificuldades e seus anseios – um contato profundo e constante com o mundo que o cerca, capacitando-o a estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar-se solidamente para a vida futura.
O desenvolvimento de capacidades cognitivas, lingüísticas e discursivas é indispensável para que qualquer indivíduo possa ter, em diferentes instâncias, uma plena participação social como cidadão. O ensino de língua portuguesa nos ciclos iniciais do ensino fundamental assume, portanto, um papel decisivo, especialmente porque é nesse momento que a maioria das crianças inicia seu processo de apropriação da língua escrita, amplia suas capacidades de expressão verbal, reflete sobre os usos sociais da linguagem e O volume introdutório da coleção Português: linguagens representa um passo decisivo no alcance desses objetivos, uma vez que, com vistas ao domínio da língua, apresenta, de forma contextualizada e lúdica, inúmeras atividades de reflexão sobre o sistema de escrita, explicando as relações entre grafemas e fonemas; e, com vistas