Literacia da informação
JS
Resumo
O objetivo deste trabalho é comentar na perspetiva de Tatiana Sanches (baseado no seu estudo Para uma ética do trabalho académico a partir da literacia de informação (Sanches, 2014)), o cuidado que se deve ter em conta quando se desenvolve uma pesquisa académica e cumprimento com os princípios éticos e de respeito pela forma como o uso da informação é usada neste contexto.
Palavras-chave: Bibliotecas escolares; Ética; Literacia de informação; Respeito; Trabalho académico
Abstract
The purpose of this report is to comment on Tatiana Sanches's perspective (based on her study For an ethic at the academic work from the information literacy (Sanches, 2014)) on the care that must be taken into account when developing academic research in order to comply with ethical principles and to respect the way the information is used in this context.
Key-words: Academics libraries; Etchics; Information literacy; Respect; Academic work
Introdução
Um mundo desprovido de regras não é mundo. Não tem espaço para as sociedades organizadas, nem tão pouco para a sua evolução. Urge nessa conformidade despertar consciências, interiorizar regras, saber ser, saber estar, para no fundo saber que a produção de conhecimento e a respetiva apreensão, no mundo académico, também tem regras, condutas que devem ser tidas em conta por parte do aluno.
O lugar-comum da literacia de informação, a biblioteca escolar, assume papel relevante naquela conduta, como se verá mais adiante. As reflexões de Tatiana Sanches (2014) foram suporte para perceber que algo mudou, mas que ainda mais há fazer no contributo para a ética e respeito no seio da comunidade académica.
Compromisso académico
De facto, não se pode ficar indiferente após uma leitura atenta ao artigo escrito por Tatiana Sanches, publicado em 2014 na revista n.º 1 Cadernos BAD - Cadernos de Biblioteconomia.
A autora do artigo, remete-nos para a temática da literacia de informação associada à