Contador
Escritor: André Vianco
Editora: Novo século
Primeiro livro de sua série de vampiros portugueses que acontece no Brasil.
A história começa quando os mergulhadores e amigos Tiago, César e Olavo encontram uma caravela portuguesa de cinco séculos naufragada no litoral do Rio Grande do Sul.
Dentro desta caravela encontram uma grande e misteriosa caixa de prata. Ao abrirem a caixa descobrem sete cadáveres de vampiros que foram aprisionados acusados de bruxaria. Ao violarem a caixa para estudar estes corpos, o departamento de história da Universidade de Porto Alegre nem imagina o quanto isso foi errado e o que irão sofrer nas mãos destes seres sobrenaturais.
Os vampiros do Rio D’Ouro, Guilherme - O vampiro inverno tem o dom de fazer nevar, congelar a água, o ar e tudo ao seu redor. Foi o primeiro a ser acordado e responsável pela volta dos outros vampiros, exceto o Sétimo. Manuel – o acordador tem a capacidade de acordar os mortos. Baptista – o tempestade, o apelido já diz tudo, é capaz de criar grandes tempestades. Miguel – o vampiro gentil tem o poder de parar o tempo uma vez a cada ciclo lunar e só mata quando esta realmente com sede. Fernando – o espelho tem a capacidade de tomar a forma de outra pessoa e até animais. Afonso – o lobo, apesar de ser um vampiro se transforma em lobo toda a noite de lua cheia ou quando quer.
E por fim Sétimo, o vampiro mais poderoso e temido por todos, exceto seu irmão Miguel. Foi o ultimo vampiro a despertar. No decorrer do livro mata Olavo e tem como seus protegidos, César e Tiago. Tem os outros vampiros como inimigos e quer caçar um de cada vez por tê-lo mandado ao inferno por 150 anos para ser escravo de satã enquanto os outros seis ganhavam seus poderes.
Quando voltou tornou-se o vampiro mais poderoso. É o único que pode andar sob a luz do dia e tem a capacidade de se transformar em um morcego gigante.