O contador
Francisco Eduardo
Jennifer Brasileiro
Juliana Santos
Marciade Araujo
Reinaldo Macedo
O Contador
São Paulo
2012
FRANCISCO EDUARDO
JENNIFER BRASILEIRO
JULIANA SANTOS
MARCIA DE ARAUJO
REINALDO MACEDO
O Contador
Atividade discente orientada apresentada ao Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Orientador Prof.ª Liliane Lima
São Paulo
2012
A profissão do contador
A história da contabilidade é tão antiga quanto à civilização, onde atividades de troca entre comerciantes eram anotadas em simples registros e impostos já eram contabilizados de formas rudimentares por escribas egípcios há 2000 anos a.C. Na própria bíblia há relatos de atos contábeis, como por exemplo, um homem que era muito rico, perdeu tudo e recuperou seus bens novamente, tendo seus bens apresentado em um novo inventário.
O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. (JÓ, Capitulo 42, Versículo 12).
Porem somente em 1494 foi publicado o primeiro livro escrito pelo Frei Luca Pacioli, chamado "Tratactus de Computis et Scripturis" Contabilidade por Partidas Dobradas, que enfatizava à teoria contábil do débito e do crédito. Luca Pacioli ou IL Paciolo é considerado o pai da contabilidade mesmo não sendo o inventor do método das partidas dobradas, que já era utilizado na Itália cidade de Toscana desde o século XII.
Já no século XXI à um constante aumento na demanda por profissionais na área contábil, isto, ocorre devido à escassez de profissionais especializados para atuarem no mercado de trabalho, um dos fatores que impulsionaram está carência por profissionais foi à adesão as normas internacionais de contabilidade (IFRS). E já um segundo motivo pode estar relacionado ao aumento dos investimentos das empresas estrangeiras em nosso país. E é como conseqüência destes fatores que a remuneração do profissional está ficando mais elevada,