Ludicidade:Aprender Brincando
O assunto ludicidade está conquistando cada vez mais a atenção dos educadores e educadoras, principalmente os da Educação Infantil, e como resultado está desmistificando o papel do “brincar” como mero passatempo, e conscientizando o lúdico como objeto de importância no processo ensino-aprendizagem.
A Escola Municipal Adélia Silva Costa, situada na Rua Silvio Brito S/N, na cidade de Ribeira do Pombal, foi o âmbito ideal para a referida pesquisa, sendo ponto culminante à análise em relação ao lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula, onde a forma de desenvolver a criatividade e os conhecimentos vem através de jogos, músicas e danças, e o que se percebe é o intuito de educar se divertindo, incluindo o mais importante, a interação entre os aprendizes.
Há três fatos intrínsecos nessa pesquisa, o pessoal, o social e o científico. O primeiro se dar ao fato de um conhecimento pluridisciplinar, multifacetado, para capacitação de examinar temas e/ou problemas sob vários ângulos, incluindo os mesmos nas diferentes séries e repertórios, estabelecendo relações variadas, capazes de levar ao(s) conceito(s) que conduzirá a evitar rigidez de definições já pré-estabelecidas e esterilizadoras da capacidade de pensar.
Em relação ao segundo, o social, depois do âmbito familiar, o melhor lugar para a aprendizagem é o ambiente escolar. Desde as primeiras séries é preciso aproveitar esse espaço único, onde ocorre socialização do saber em benefício da autonomia intelectual.
A escola é um espaço onde todos e todas que dela participam passam a ter uma visão extensa, as teorias e as práticas se juntam e formam outras teorias e outras práticas, sendo adequadas as necessidades que dirigem.
Terceira e último fato intrínseco, o científico, nele cabe a identificação dos fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, o mesmo aprofunda-se no conhecimento da realidade e no porquê das coisas. Isto encaminha para o levantamento de hipóteses,