Portfólio 4° período 2013
ensinar brincando.
Esperantina
2013
gizelle alves da silva
ensinar brincando.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Reflexão e pesquisa; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação; Seminário IV.
Prof. Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.
Esperantina
2013
1 INTRODUÇÃO
A brinquedoteca é um espaço no qual dar-se o privilegio da brincadeira, e o uso da ludicidade com recurso essencial para a construção da aprendizagem, da autonomia e da identidade, diferentes linguagens na infância, ou seja, ela é um ambiente no qual acolhe com alegria diversos estímulos para desenvolver a capacidade e habilidades de importante significado. Visto que devemos sempre vê-la como um lugar onde se transforma e resgata o prazer de brincar, de se expressar, da forma mais prazerosa possível.
No que conduz com a ludicidade, pode se falar que a brinquedoteca, além de proporcionar atividades lúdicas, é de importante influencia na formação do educando, sendo est e um local que representa não só, um “cantinho” mais sim um espaço de aprendizagem, e formação humana.
Hoje existem inúmeros debates sobre a ludicidade, tendo os mesmo, pontos de vistas favoráveis e contrários, no que conduz com a prática de brincar no âmbito escolar. Apesar de tudo sua prática restritiva na escola, todos os educadores tanto sabem como reconhece a importância do brincar, e do brinquedo, pois os mesmos são elementos indispensáveis na educação, sendo assim exerce o cumprimento do direito da infância e uma boa educação.