relatório de estágio
Centro de Filosofia, Letras e Educação – CENFLE
Disciplina: Estágio Supervisionado: Ação Docente na Educação Infantil
Professora: Railane Bento Vieira
Curso: Pedagogia – 6º período – Noite
RELATÓRIO DO ESTÁGIO
Ingrid Alves Pinto
Sobral-CE
Julho de 2014
INTRODUÇÃO
Fazer o estágio no CEI José Maria Parente Viana, na minha cidade de Camocim, com a turma de Infantil III da Professora Jeane, abordando a temática: Aprender Brincando, que diz respeito ao uso da ludicidade em sala de aula e tem como objetivo, tornar a mesma um ambiente convidativo, prazeroso e minimizar o ensino tradicionalista que é tão ligado ao conteudismo, foram de extrema importância tanto para as crianças como para a ampliação do meu próprio conhecimento. Foi mágico estar lá mesmo tendo sido por um curto período de tempo, e tive mais certeza de que quando a ludicidade se faz presente no dia a dia da sala de aula, esta deixa de ser tão cansativa tanto para o professor quanto para os alunos.
REFERENCIAL TEÓRICO Para Freinet o uso da ludicidade em sala torna os alunos seres que sabem falar e ouvir e todas as crianças se tornam responsáveis pela aprendizagem coletiva do grupo. Desta forma, para ele as crianças se tornarão cidadãos que tornarão nossa sociedade mais democrática, cooperativa e consciente de seus direitos e deveres.
“De tal modo é grande o leque de técnicas libertadoras que nós propomos que todas as esperanças são permitidas a favor da libertação da criança por si mesma, sob a autoridade fraterna do professor, que sabe que a melhor arte de ensinar é aquela que proporciona uma arte de viver” (Freinet, 1978, p.69)
METODOLOGIA No meu estágio utilizei métodos fáceis como entrevistas com pais, anotações das observações de aula, procurei ser bastante participativa nas aulas, para que assim eu pudesse descobrir qual a “falha” naquela turminha que por sinal era bem agitada. E