ansiedade em universitários
Keleiane de Oliveira Sbalcheiro*
RESUMO
A presente pesquisa teve por objetivo principal mensurar os níveis de ansiedade em uma amostra de 612 universitários de uma Faculdade particular do município de Cacoal-Rondônia, utilizando a Escala de Ansiedade de Hamilton, e correlacionar com variáveis socioeconômicas obtidas através de um Questionário socioeconômico. Os resultados demonstraram que existe correlação dos níveis de ansiedade com as variáveis sócio-econômicas: Curso, Sexo, Ocupação, e se já fez algum tipo de tratamento com psicólogo ou psiquiatra. Os escores de Ansiedade, obtidos pela pesquisa, não foram expressivos, resultando em níveis baixos, com Escores de 6 a 15 na Escala Hamilton, o que não configura um quadro de ansiedade que possa acarretar em prejuízos para os acadêmicos.
Palavras-chave: Ansiedade; Ansiedade em universitários; Mensuração de ansiedade; População de universitários.
ABSTRACT
This research was aimed to measure anxiety levels in a particular sample of 612 university students from a College Cacoal-Rondônia, using the Hamilton Anxiety Scale, and correlate with socioeconomic variables obtained through a socioeconomic questionnaire. The results showed a correlation of levels of anxiety with socio-economic variables: Travel, Gender, Occupation, and now has some type of treatment with a psychologist or psychiatrist. Anxiety scores, obtained from the survey, were not significant, resulting in low levels, with scores 6-15 Scale Hamilton, which does not constitute a frame of anxiety that can result in damage to academics.
Keywords: Anxiety; Anxiety in college; Measurement of anxiety; Population of university.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, tem sido palpável o crescimento dos casos de problemas mentais de ordem emocional, na população de uma forma geral, e têm se tornado cada vez mais assunto de discussão para as Políticas Públicas no Brasil e no