Pedagogia
MARQUES, Luciana Corrêa
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP/Bauru
Docente da Faculdade de Ciências da Saúde – FASU/ACEG
Liliam D’Aquino TAVANO
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP/Bauru
RESUMO
A ansiedade pode ser caracterizada por sinais e sintomas inespecíficos, que juntos trazem uma sensação desagradável de apreensão, expectativa e medo quanto ao futuro. Em algumas definições, a ansiedade é entendida como algo passageiro e, em outras, como uma característica permanente da personalidade. Assim, o estado de ansiedade (A-estado) pode ser considerado como transitório e o traço de ansiedade (Atraço) refere-se a diferenças individuais, relativamente estáveis. Portanto, o objetivo deste estudo foi descrever os escores de ansiedade traço-estado em estudantes universitários, por ser esta uma fase de preocupação com o futuro profissional.
Participaram deste estudo 37 estudantes universitários, com idades entre 18 e 28 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Os resultados referentes aos escores da escala A-estado mostraram que a maioria dos estudantes (54%) apresentou baixo nível de ansiedade e em relação à escala A-traço, a maioria (54%) apresentou nível moderado. Pode-se concluir que mais trabalhos com estudantes universitários devem ser realizados, para que possam auxiliar na inserção do mercado de trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: ansiedade; estudantes universitários
ABSTRACT
The anxiety can be characterized by inespecifics signs and symptoms, that together can bring an unpleasant sensation of apprehension, expectation and fear about the future. In some definitions, the anxiety is understood as something passenger and in other words, as a permanent characteristic of the personality. Like this, the anxiety state (A-state) can be considered as transitory and the anxiety trait (A-trait) refers to