Brincar e brincadeira seria
Artigo apresentado como parte dos requisitos para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba Preceptora:Marilene Meneguce Pimentel
BRINCAR É BRINCADEIRA SÉRIA
Artigo apresentado como parte dos requisitos para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba Preceptora:Marilene Meneguce Pimentel
Aprovada em:
BANCA EXAMINADORA
-------------------------------------------------
Resumo
O presente trabalho caracteriza as contribuições da ludicidade na educação infantil como o desenvolvimento intelectual e físico da criança.
Dentre as quais se destacam as questões: • O que acontece quando se brinca? • Que relações são estabelecidas entre a criança e a prática social no ato de brincar? • Quais aspectos da brincadeira interferem na educação?
Ao brincar a criança experimente, descobre, inventa, pratica, confere suas habilidades, estimula a curiosidade, a iniciativa, criatividade e sociabilidade. Em caráter educativo, a atividade lúdica é uma ação inerente na criança como forma transacional e prazerosa, em direção a algum conhecimento.
Dento destas questões, uma grande relevância é dada em relação aos jogos educativos no contexto infantil, estabelecendo assim um vínculo com a criança. È impossível divorciar o lúdico da aprendizagem.
SUMÁRIO
Introdução
A pesquisa nasceu da intuição de que as contribuições da ludicidade na educação Infantil são inúmeras, para o desenvolvimento intelectual e físico da criança e que através da ludicidade, crie um ambiente simbólico, vivenciando no “faz de conta” a realidade.
A intenção era analisar o brincar enquanto criança; conhecer as atribuições do brincar na educação; Perceber o brincar nas práticas sociais da criança como experiência de cultura;