BRINCAR, APRENDER E DESENVOLVER A Importância do Brincar e da Brincadeira
PEDAGOGIA
MÁRCIA SILVA TAMANDARÉ
BRINCAR, APRENDER E DESENVOLVER
A Importância do Brincar e da Brincadeira
Eunápolis
2013
BRINCAR, APRENDER E DESENVOLVER
A Importância do brincar e da Brincadeira
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação; Seminário IV.
Profs. Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.
Tutora eletrônica: Fernanda C. Aguiar M. Damazio
Tutor (a) de sala: Mª da Conceição Dias Santos
Eunápolis
2013
Introdução
O brincar e a brincadeira são formas comuns do comportamento humano, principalmente na infância. Há muito pouco tempo, o brincar não era tão valorizado. Com o passar dos tempos, a mudança com relação à valorização da infância proporcionou ao brincar a importância no desenvolvimento da criança e observou-se uma maior preocupação com a sua formação. Tanto pais, quanto educadores, buscam a melhor maneira de fazer com que as crianças se tornem adultos equilibrados e responsáveis, o brincar é uma grande ferramenta.
A brincadeira é um lugar de construção, supõe o aprendizado de forma particular de relação com o mundo. Além de oferecer suporte para a socialização, estimular a curiosidade, autoconfiança e autonomia, proporcionando desenvolvimento do pensamento, linguagem, concentração e da atenção.
Desenvolvimento
A valorização da infância é muito recente, e na modernidade vem se expandindo e assim criando a consciência social da existência da mesma; estando a escola associada e essa construção hoje é de suma importância o sentido das atividades educativas, na promoção