BRINQUEDO BRINCAR E BRINCADEIRA 1
O lúdico é um termo que faz referência à forma divertida das crianças desenvolverem suas habilidades, que serão importantes até mesmo para a vida adulta. De acordo com Bomtempo (1999), O jogo, dentro do processo educativo, deve ser mescla de repetição e surpresa, deve estimular o interesse dos participantes com a introdução de elementos inesperados, agradáveis e difíceis, aproveitando o momento para chegar com entusiasmo a esse descobrimento. É o aprender brincando (p. 63).
A criança projeta no brincar os seus sentimentos, pensamentos e fantasias, sonha, esconde conteúdos dolorosos e os elabora. Ao brincar a criança toma iniciativas, imagina, usa suas capacidades intelectuais, o corpo, a cooperação, aprende regras, lida com limites, memória, atenção e concentração. Através do brincar as crianças desenvolvem relações, aprender a dividir, a respeitar o espaço do outro, começam a construir sua história.
A criança, ao entrar no universo do brinquedo, estará vivenciando e lidando com a própria estruturação e desenvolvimento da inteligência, "é importante estar ciente de que a brincadeira para a criança é necessária uma vez que ela traz enormes contribuições ao desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar" (BOMTEMPO, 1987, p. 5).
Na atividade do brincar a criança interage com o meio e com outras pessoas, é possível integrar os pais na brincadeira favorecendo um convívio positivo e uma interação entre eles. A criança aprende regras, a se adaptar a situações problema e encontrar as melhores soluções para elas. O importante não é apenas o jogo ou brinquedo e sim a forma com que é trabalhado.
O brinquedo estimula a curiosidade e a imaginação da criança as levando a descobrir novas fantasias, para isto o brinquedo não precisa ser sofisticado, apenas desafiador e atraente. Como os brinquedos podem ajudar no desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança? Brinquedos e jogos como jogo da