Valor do briquedo e da brincadeira para o desenvolvimento infantil
Diogo Eloy de carvalho
Resumo
O presente estudo tem por objetivo verificar o valor do brinquedo e da brincadeira para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Na brincadeira a criança se desenvolve cognitivamente, afetivamente e socialmente, e através desta pratica aprende de forma lúdica a se relacionar com o próximo e a conviver em grupo. Neste processo a família e a escola ganham posição de grande importância, pois são nestes espaços, que a criança se relacionará primeiro, e dependerá desta mediação para um desenvolvimento saudável. Estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podendo ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.
Palavras-chave: Brinquedo, Brincadeira, criança e educação infantil.
Introdução O brinquedo e, a brincadeira pode ter um papel muito importante no desenvolvimento das crianças na educação física infantil, como tentar ajudar a proporcionar melhora na sua aprendizagem, através do lúdico. Este estudo enfatiza a utilização do brinquedo e da brincadeira para o desenvolvimento da criança na educação infantil. A brincadeira e o brinquedo podem ser elementos de grande importância na infância, por meio destes as crianças podem aprender a se relacionar com o mundo, com o próximo, e com elas mesmas, possibilitando assim seu desenvolvimento integral.
´´A criança desde seu nascimento integra-se num mundo de significados construídos historicamente. E através de interação com