Internet do futuro
Domingos Andre, Jarbas Santos and Lucas Caldeira
Abstract--- The great success of the Internet is due to the current TCP / IP and its facilities. This model facilitated the growth of the Internet, but its simplicity also brought limitations. One of the main objectives of Future Internet is the creation of alternative architectures to replace the TCP / IP protocol. This article presents the problems of the current Internet, as well as proposals for the Future Internet.
INTRODUÇÃO
A internet é um meio de comunicação e interação entre pessoas que permite acesso à informações e carrega uma ampla variedade de recursos e serviços. Essa ferramenta de comunicação tem se expandido e o seu uso está cada vez mais diversificado desde sua criação. É possível realizar compras, disponibilizar anúncios de propagandas, acessar bancos, serviços de cartório, ler e assistir noticiários, download de músicas, vídeos, jogos, realizar pesquisas.
O número de usuários que acessam a internet no Brasil vem aumentando significativamente e em pouco tempo se tornou o maior repertório de informações e o maior meio de comunicação virtual. Estimativas mostram que em 2008 os usuários residenciais ativos no Brasil representavam 24,5 milhões. A teoria de Leonard Kleinrock sobre a troca de pacotes ao invés da utilização da comutação por circuitos foi um dos passos que impulsionou a internet e foi colocada em prática em 1965.
A opção pela comutação de pacotes ao invés da comutação de circuitos se deu pela necessidade de construir uma rede robusta, que sobrevivesse a desastres e fosse eficiente, através do compartilhamento da banda disponível a robustez é obtida pela redundância através de caminhos alternativos da origem até o destino. A técnica de datagrama, utilizada na comutação por pacotes, associada a uma topologia em malha, permite procurar um novo caminho na rede após a ocorrência de alguma falha na infraestrutura existente. A eficiência é conseguida pelo