Internet do futuro
Na internet atual não há um causador único de problemas, mas sim uma série de fatores que contribuem para que ela se torne menos segura. A cada paliativo dado para sua manutenção e sustentabilidade torna-a progressivamente mais complexa tendo influências negativas como a dificuldade de seu entendimento, impactando direta ou indiretamente em uma fase crítica que é a da segurança.
Em relação à segurança é sempre interessante revisar os aspectos mais relevantes que são:
Autenticação: pode ser usada para provar que a identidade oferecida por um participante é válida ou que uma informação realmente se origina de um participante.
Controle de acesso: pode ser usado para proteger informações e recursos disponíveis de acesso não autorizado, que pode ser por exemplo de leitura, escrita ou execução; acesso a recursos pode ser controlado através de várias políticas de acesso, tais como baseadas em regras ou em identidades; deveriam cooperar com autenticação, para que os devidos direitos de acesso sejam atribuídos.
Confidencialidade de dados: evita que informações sejam exposição a pessoas não autorizadas, incluindo visibilidade de tráfego, etc.
Integridade de dados: assegura que durante a transmissão os dados não são autorizados por participantes não autorizados; integridade de conexão detecta modificação, inserção, remoção e reenvio de dados e, pode incluir variante com recuperação.
Disponibilidade: garante que o acesso aos dados ou serviços não será afetado por ataques de negação de serviço.
Não-repúdio: assegura que um participante não pode negar a transmissão ou recepção de uma mensagem; com prova de origem, o receptor do dado recebe uma prova da origem dos dados, de forma que o transmissor não possa negar que enviou aquilo; com não-repúdio de entrega, o transmissor recebe uma prova de que a mensagem foi entregue.
Acontabilidade: garantir que qualquer ação no sistema será associada a um participante, de