Apostila Custos 2014 2
Introdução
A globalização mercadológica e o acirramento da competitividade impõem às empresas uma necessidade constante de melhorar a cada dia o seu desempenho, a fim de tornarem-se competitivas e se manterem no mercado.
Desta forma, qualquer empreendimento econômico apresenta dois objetivos fundamentais: o crescimento do seu patrimônio líquido e a manutenção de sua capacidade de arcar com as obrigações e responsabilidades assumidas. O primeiro destes objetivos é conhecido como rentabilidade e o segundo, como liquidez. Para tanto, se o empreendimento pretende sobreviver, e, mais que isto, crescer, a administração deve se empenhar em obter sucesso em suas funções básicas, que são de: planejamento, execução e controle. (Coronado, 2006)
Planejamento
Corresponde a um processo de ações coordenadas, visando atingir determinados objetivos. Na contabilidade de custos representa a atividade de desenvolvimento de trabalhos sobre determinado empreendimento – um novo produto a ser fabricado, alteração da linha de produção, etc. – levando-se em consideração alguns métodos e roteiros.
Assim, na estrutura hierárquica empresarial, o planejamento é um setor que possui a responsabilidade de integrar as funções da empresa, coordenando trabalhos dos diversos setores, inclusive produção.
Destaca-se para a área de custos a responsabilidade do setor de planejamento em realizar o orçamento da empresa, que se divide em:
•Orçamento operacional – que consiste em realizar estimativas de vendas, produção, despesas e lucro.
• Orçamento financeiro – que corresponde ao orçamento de caixa, que essencialmente corresponde a cronologia das entradas e saídas de recursos financeiros.
• Orçamento de capital – corresponde a estimativa de bens que serão aplicados na elaboração dos itens que a empresa pretende produzir e comercializar.
Execução
Desempenhada a etapa de planejamento cabe a organização realizar o que foi estabelecido como atividades a serem