ludica
BRINCADEIRA 1- EQUILIBRIO COM CABO DE VASSOURA
BRINCADEIRA 2- CARNIÇA
BRINCADEIRA 3- CAVALINHO
BRINCADEIRA 4- PENDURANDO DE CABEÇA PRA BAIXO
BRINCADEIRA 5- ANDANDO COM PERNA DE PAU
ESSA FOTOGRAFIA ESCOLHIDA PELA EQUIPE TEM RELAÇÃO COGNITIVA ONDE A CRIANÇA PRECISA SABER O TEMPO CERTO DE BATER NA CIRCUNFERENCIA A QUAL ESTA BRINCANDO, DANDO CAPACIDADE DA MESMA DE NÃO PARAR DE RODAR. A CRIANÇA ANALISA E PERCEBE QUE CONFORME O OBJETO VAI PERDENDO VELOCIDADE NECESSITA DE TORQUE PARA NÃO CAIR NO CHÃO FICANDO IMÓVEL E ACABANDO COM A BRINCADEIRA, CONSEQUENTEMENTE. E EM RELAÇÃO AO EMOCIONAL A CRIANÇA SENTE – SE FELIZ AO PERCEBER SUA CAPACIDADE DE PERCEPÇÃO E CONTINUIDADE NO SENTIDO DE NÃO DEIXAR A CIRCUNFERÊNCIA CAIR. ATRÁVEZ DA CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO LÓGICO ELE PARTICIPA DE UMA COMPETIÇÃO QUANDO HAVENDO MAIS DE UM PARTICIPANTE. BUSCANDO ASSIM SUPERAR-SE MAIS QUE SEUS COMPANHEIROS DE BRINCADEIRA NÃO VACILANDO EM DEIXAR A CIRCUNFERÊNCIA CAIR, ATIVANDO ASSIM A ENDORFINA EM SEU CORPO COMO RESPOSTA AO NERVOSISMO ACENTUADO POR OCASIÃO DA POSSÍVEL DERROTA.
DISCURSO SOBRE A QUESTÃO A)No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa além daquilo que aparentam ser. Ao brincar, as crianças recuam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
QUANDO A CRIANÇA INICIA UMA BRINCADEIRA ELA ENTRA EM UM UNIVERSO PARALELO, ONDE OS OBJETOS COMO TAMPAS DE PANELAS, ESCUMADEIRAS E PRATOS TORNAM-SE ESCUDOS, ESPADAS E CATAPULTAS. O REAL E IMAGINÁRIO TOMAM CONTA DE SUA PERCEPÇÃO, FAZENDO COM QUE ELES ENTREM EM UM MUNDO CRIADO TOTALMENTE POR ELES. ATRAVÉZ DA BRINCADEIRA ELE CONSEGUEM ESQUECER SEUS PROBLEMAS, LIDAR COM SITUAÇÕES DE EXTRESS, MUDAM DE PERSONALIDADE POR ALGUM MOMENTO COLOCANDO PRA FORA TUDO QUE ESTAM SENTINDO DE BOM OU DE MAL. FAZENDO GESTOS E SINAIS QUE MOSTRAM COMO É SEU DIA A DIA DENTRO DE CASA COM SEUS PAIS E COMPANHEIROS DE ESCOLA OU VIZINHOS.