DESLOCAMENTO X TEMPO DE UMA BOLHA
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
Antônio Carlos Reginato Filho, Daniel Farina, Jéssica Meneghini de Aquino, Márcio Salvetti Mattiuz e
Monica Zardo Gottardoe-mails: acrfilho@ucs.br, dfarina2@ucs.br, jmaquino@ucs.br, msmattiuz1@ucs.br e mzgottardo@ucs.br1 INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo enriquecer os conhecimentos e mostrar sucintamente a aplicação dos conceitos de deslocamento, tempo e velocidade do movimento uniforme. O MRU consiste em um movimento unidimensional, de velocidade constante e instantânea equivalente, e aceleração nula. A prática vivenciada foi realizada em laboratório específico com os materiais oportunizados e com acompanhamento didático.
O mesmo também apresenta conceitos e fórmulas que serão relacionados com os dados encontrados na atividade prática proposta, demonstrando a partir da resolução de cálculos, análise de gráficos e tabelas que se enquadram no Sistema Internacional de Unidades (SI).
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo DOCA (2010), VILLAS BÔAS (2010) & BISCUOLA (2010), a descrição adequada dos movimentos é feita por meio de grandezas definidas escalarmente. Para ser possível descrever o movimento de um corpo, também é necessário conhecer sua posição, que sempre será relacionada a outro corpo denominado referencial. Em muitos casos, é conveniente associar um sistema de eixos cartesianos ortogonais ao corpo utilizado como referência. Um objeto está em movimento em relação ao referencial quando sua posição varia com o tempo. Já, quando o objeto está em repouso em relação ao referencial, sua posição permanece invariável com o tempo.
O Movimento Retilíneo (MRU) é uma trajetória representada por uma reta. Assim, fundamenta-se em realizar um movimento onde o corpo desloca trechos iguais em intervalos de tempo iguais. A velocidade que acompanha esse tipo de movimento é constante, desta