relat rio 1 ultimo
Tem como objetivo o estudo do movimento retilíneo uniforme (MRU), através de métodos experimentais. Reconhecer um movimento retilíneo uniforme, construir o gráfico da variação da posição da bolha em função do tempo x(t), identificar um MRU, a partir do gráfico x versus, interpretar a expressão x=xo+v∆t, fornecer a equação de movimento da bolha em MRU através do método dos mínimos quadrados e determinar a velocidade da bolha através do gráfico x(t) encontrado.
2. Introdução
Este relatório apresenta conceitos físicos sobre movimento retilíneo uniforme e suas características. A partir de uma base teórica, será apresentado o experimento feito em laboratório chamado O MRU- bolha no tubo, assim como os resultados.
O movimento retilíneo uniforme é a forma mais simples de deslocamento, já que os movimentos se dão ao longo de uma linha reta, seja horizontal, vertical ou inclinada. A velocidade caracteriza-se por ser constante e a aceleração zero.
3. Materiais utilizados
Utilizaram-se os seguintes materiais: cronômetro, corpos de madeira em forma de triângulo para formar ângulos diferentes, três tubos com diferentes viscosidades, os quais têm aproximadamente 50 cm de comprimento e trena ou régua. 4. Metodologia
O experimento de ambos os fluídos no ângulo de 20° procedeu-se da seguinte forma: primeiro o corpo de madeira foi encaixado no suporte que contém os três tubos com fluidos de cores, vermelho, azul e verde, após apoiou-se o mesmo sobre a mesa, inclinando-o com ângulo de 20°, a partir disto o cronômetro foi zerado quando a bolha alcançou 10 cm e parado quando alcançava as posições 20 cm, 30 cm, 40 cm e 50 cm. Anotou-se o tempo que a bolha levou para alcançar cada uma das posições acima, sendo feitas 4 repetições das mesmas para cada um dos fluídos.
O experimento com ângulo de 45° foi realizado da mesma forma que o acima citado, porém o corpo de madeira possuía ângulo de 45°. RESULTADOS E CONCLUSÕES 5.1. A velocidade da