Encontro de dois móveis em movimento retilíneo uniforme (mru)
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá:
▪ Estudar as características físicas do movimento retilíneo uniforme (MRU) e de suas equações matemáticas; ▪ Compreender o funcionamento de um trilho de colchão de ar; ▪ Observar e caracterizar o movimento retilíneo uniforme em um objeto móvel; ▪ Determinar distâncias e tempos através de régua e cronômetro; ▪ Determinação da velocidade média de um móvel através de medições de deslocamentos e intervalos de tempo; ▪ Verificar que a velocidade média para deslocamentos iguais é igual à velocidade média para deslocamentos não iguais, para um móvel com movimento retilíneo e uniforme.
Introdução teórica:
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU):
É aquele onde não há aceleração, ou seja, a velocidade é constante.
Ex: um carro que trafega por uma rodovia a uma velocidade de 50 Km/h. A velocidade dele não muda e o ponteiro do velocímetro se mantém intacto. Nessa situação podemos calcular que em 1 hora ele percorrerá 50 km, em 2 horas 100 km, em 3 horas 150 km… Isso é um Movimento Uniforme!
Sabendo que a velocidade é constante nós podemos descobrir a distância que ele percorre a cada instante e para isso usamos algumas fórmulas. A primeira delas é a função horária da posição, também conhecida como Fórmula do Sorvete.
[pic]
Onde: S = posição final So = posição inicial V = velocidade t = tempo
Encontro de dois móveis em movimento retilíneo uniforme (MRU):
Em algum momento nos deparamos com um problema onde haja o encontro entre móveis. Para calcular basta igualar as duas equações da seguinte forma: So1 + Vt1 = So2 + Vt2
Ex: Dois carros A e B iniciam um M.U. no mesmo instante t = 0. O veículo A tem velocidade 60 Km/h enquanto o B transita a 40 Km/h. Quando eles se encontrarão? Qual a posição do