Relatórios
Experimento nº 5
Aluna:.
Matrícula:
Turma:
10 de setembro de 2013
Posição e tempo de encontro de dois móveis com sentidos opostos no movimento retilíneo uniforme
Experimento nº 5
10 de setembro de 2013.
Objetivos
O objetivo desse experimento é de nos capacitar a calcular e entender sobre movimento retilíneo uniforme. E também abranger de maneira prática o plano de Kersting.
Materiais
- Cronômetro;
- Imã;
- Plano inclinado Kersting de 0,4 metros.
Teoria
O Movimento Uniforme é qualquer movimento realizado por um corpo que percorre distâncias iguais em tempos iguais. No MU, o corpo não necessita estar se movimentando em linha reta, em círculos ou em qualquer outra forma, basta que a sua velocidade escalar se mantenha a mesma por todo o tempo. Então, a velocidade escalar média é igual à velocidade escalar, pois o corpo mantém a mesma velocidade em todo o trajeto. O Movimento Retilíneo Uniforme é a mesma coisa que o MU, exceto pelo fato de que, obrigatoriamente, o trajeto percorrido pelo corpo deve ser uma linha reta.
Plano inclinado Kersting é destinado ao estudo de movimento das forças colineares, forças coplanares concorrentes, equilíbrio de um corpo em uma rampa, forças de atrito estático e cinético, movimento retilíneo uniforme (MRU), movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA), MRU em meio viscoso, dinâmica da partícula, raio de giração e discussões energéticas.
No estudo do movimento há questões que solicitam a determinação do ponto de encontro de dois moveis. O encontro ocorre quando os dois móveis estão na mesma posição do referencial, no mesmo instante de tempo. Para o movimento uniforme, define-se uma função horária do espaço que é expressa por: x = x0 + v.t em que x e x0 representam o espaço final e inicial ocupados