Movimento Retilinio
Introduzir os conceitos básicos de movimento retilíneo uniforme (MRU), para obter através de experimentos suas equações de movimento. Assim como descobrir o ponto de encontro entre dois objetos que se movem em sentidos opostos.
Introdução
No cotidiano observam-se muitos corpos em movimento. Ao observar atentamente os movimentos que ocorrem, é possível verificar que alguns possuem a característica de possuírem a velocidade com módulo constante ao longo do tempo. Neste caso, o movimento é chamado de uniforme. Movimento retilíneo uniforme (MRU): é o movimento em que um corpo percorre uma trajetória retilínea com velocidade constante, diferente de zero, fazendo com que o móvel percorra distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais. Inicialmente consideramos que para definirmos a velocidade de um móvel no MRU, basta trabalhar com a principal fórmula que descreve este movimento Vm = Δx/Δt
Onde: Vm = Velocidade média Δs = Variação de espaço ou descolamento Δt = Variação de tempo, ou intervalo de tempo
Pode-se alterar a equação sabendo que o deslocamento (Δx) é definido pela diferença entre as posições final (x) e inicial (xo) ocupadas pelo corpo.
Δx = x - xo
Assim, substituindo a equação II na equação I, tem-se: x – xo = v . t ==> x = xo + v . t
Então, a função horária do movimento uniforme é: x = xo + v . t
A função horária do movimento uniforme é do primeiro grau em que xo e v são constantes e se v > 0 o