movimento retilinio
LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: FÍSICA 1 – F182A
EXPERIMENTO:
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADO
DISCENTES
Londrina, 19 de Maio de 2014.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIAD
Resumo
Esse experimento visa demonstrar e ensinar como se deve calcular o movimento retilíneo uniforme utilizando um trilho de ar. Serão demonstrados todos os passos necessários para se realizar esses cálculos como: coleta de dados, como utilizar os dados obtidos e a análise dos resultados.
1 – Introdução
O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda ou lançamento de um objeto. O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características:
Velocidade constante, daí o termo uniforme;
Distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo;
Aceleração nula
O MRU pode ser definido dizendo que a partícula se move em linha reta, percorrendo deslocamentos iguais em intervalos de tempo iguais. Por isso, o correspondente gráfico da posição em função do tempo é uma reta. De modo análogo, o MRUV pode ser definido dizendo que a partícula se move em linha reta, com o módulo da sua velocidade instantânea tendo variações iguais em intervalos de tempo iguais. Por isso, o correspondente gráfico do módulo da velocidade instantânea em função do tempo é uma reta. Esta é a expressão matemática para o módulo do deslocamento no MRUV. A expressão da posição em função do tempo, ou seja, a equação horária da posição pode ser escrita: x(t) = x(0) + v(0)t + ½ a t2 (1)
Derivando a equação horária (1), obtém-se a velocidade.
v(t) = v(0) + at (2)
A