Victor Papanek
Arquitetura e Design Ecologia e Ética
Papanek acredita que as nossas vidas e o meio ambiente podem ser influenciados para o bem e para o mal pelo poder do design. Neste livro oautor mostra como cada um de nós criador ou destinatário do design - pode contribuir para o bem-estar da população e do planeta, seja uma ferramenta ou um objeto arquitetônico: este design deveráobedecer a noções de responsabilidade social e ecológica. Neste caso aplica esta filosofia de concepção à arquitetura.
Neste capitulo Papanek diz que são necessários responsabilidade, ética evalores espirituais no design e na arquitetura que nos ajudam a encontrar um modo de vida sustentável e harmonioso. Ele explica a função da beleza questionando a convicção de “Se funciona bem, serábelo”. Faz referência àquilo que tem de ser a intenção do designer, e ainda que o que pode conferir o valor espiritual, tanto é a intenção do designer como o uso do objeto criado.
Depois distofala-nos do design para desmontar, ou seja, não esquecendo o ambiente, ao criar um novo objeto de modo a que possa ser desmontado, reciclado depois de terminada a sua vida útil. Criar objetos desmontáveisé então tão importante como projetá-los bem, desde o inicio. Para além disso na fabricação de objetos, é importante desperdiçar o menos possível e aproveitar o que se desperdiça, ele dá-nos exemplossimples para a compreensão disso mesmo. Já que existe uma preocupação com todos os fatores, a participação das pessoas nas opções que os designers apresentam é outro fator importante. Papanekapresenta os grupos de pessoas (idosos e crianças) que mais precisam do design e o design dessas pessoas, tendo assim neste campo o design de se unir a outras áreas para se conseguir um designapropriado. Muitos utensílios e dispositivos que apresenta ao longo do livro só existem apenas como protótipos. O autor diz que o risco e o baixo lucro desincentivam empresas a