Resenha - ARQUITETURA E DESIGN – ARQUITETURA E ÉTICA – CAP. 4 – Sentir a Habitação - Victor Papanek
1392 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINACENTRO TECNOLÓGICO
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA:
Atributos dos Elementos Arquitetônicos e suas Relações com a Habitabilidade e Sustentabilidade – ARQ 410002
DOCENTE:
Maristela Moraes De Almeida
DISCENTE:
Marlise Paim Braga Noebauer
DATA:
08.SET.14
RESENHA 01
ARQUITETURA E DESIGN – ARQUITETURA E ÉTICA – CAP. 4 – Sentir a Habitação
PAPANEK, Victor. Sentir a Habitação. In: Victor PAPANEK. Arquitetura e Design – Arquitetura e Ética. Lisboa: Edições 70, 1995.
A sociedade vive em ritmo cada dia mais acelerado, a tecnologia abrange todos os setores da vida humana, as relações entre as pessoas e delas com o meio tem-se alterado dia a dia.
Dentro deste contexto, o autor apresenta o tema da arquitetura ao leitor, segundo ele mesmo, a arte de projetar e construir (nem sempre através de um projeto convencional, por assim dizer) espaços para a vida humana, convidando-o a sentir a arquitetura e não apenas vê-la. Sentir seus atributos e os efeitos que eles causam, muito mais do que apenas apreciar suas características estéticas. Alerta que a arquitetura deve receber um novo olhar, deve ser captada por todos os sentidos.
Verdadeiramente, se as casas, os espaços de trabalho, de lazer e todos os outros espaços que abrigam a vida humana representam para ela uma terceira pele - por ordem: a derme, as roupas e a arquitetura, deve-se lembrar que a beleza vai além da estética visual.
A partir dessa lógica, o autor passa então a discorrer sobre importantes temas, abrindo os olhos do leitor através de vívidos exemplos comentados, muitas outras formas de se apreciar a arquitetura, além das questões visuais.
De fato, antes de um arquiteto ou observador leigo - não importa - se colocar criticamente frente à uma arquitetura proposta ou construída, deve ser levado à reflexão, pois cada vez mais, qualquer intervenção no planeta deve ser feita com maior cuidado, buscando atender as