crime e violencia
PROFESSORA CRISTIANE
ROQUE
O que é crime?
O que é criminalidade?
Qual a diferença entre crime e violência? Existe diferença entre criminoso e delinquente?
O que é comportamento antissocial? O que é crime?
Conceito dinâmico (como o próprio Direito), em constante reelaboração fenômeno individual e problema social e comunitário
Para Durkheim fato social
O que é crime?
Conduta típica, antijurídica - ou ilícita - e culpável, praticada por um ser humano. Em um sentido vulgar, crime é um ato que viola uma norma assentada na moral e nos costumes e prescrita em uma lei que o define.
O conceito formal corresponde a definição nominal, ou seja, relação de um termo a aquilo que o designa. O conceito material corresponde a definição real, que procura estabelecer o conteúdo do fato punível. O conceito analítico indica as características ou elementos
Num sentido formal, é uma violação da lei penal, considera-se o que diz a lei: as condutas são definidas pelo legislador.
O crime por si só, em sua definição prévia e seu aspecto externo.
Já do ponto de vista material, o crime é explicado sob vários aspectos, envolvendo outras ciências extrajurídicas, de forma interdisciplinar (como na Criminologia).
De um ponto de vista material, examina-se criticamente o fenômeno, indagando o porquê, do ponto de vista do legislador, alguns comportamentos são tipificados como crime e outros não.
A palavra criminalidade se refere aos crimes que são cometido s em uma região e em um lapso temporal, sendo classificados de acordo com a quantidade e/ou qualidade.
Já Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Ela invade a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outra pessoa.
Em determinados casos, é também o uso excessivo de
O fenômeno da VIOLÊNCIA aparece