violencia contra mulheres
Bárbara Neudja de Farias Guedes
A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
SÃO JOSÉ DO EGITO – PE, 2014
Bárbara Neudja de Farias Guedes
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Pré-projeto apresentado a Universidade Salgado de Oliveira, Polo São José do Egito-PE, com o objetivo de buscar soluções e promover a reflexão sobre as relações de gênero, orientada pela Tutora Presencial Sandra Rejane de Brito Ricken.
SÃO JOSÉ DO EGITO-PE
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
2- JUSTIFICATIVA
3- OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS
4- METODOLOGIA DA PESQUISA
5- CRONOGRAMA
6- ANEXOS
7- REFERÊNCIAS
1- INTRODUÇÃO
No presente pré-projeto, irei abordar acerca da violência contra mulheres, tema escolhido a partir do interesse sobre o assunto e pela orientação de Tutora Sandra Rejane de Brito Ricken. Através de análises feitas, percebi que a incidência de casos de violência contra mulheres, vem se destacando com um índice que aumenta a cada ano, pois é possível ver a gravidade e a frequência destes conflitos diariamente através dos telejornais e noticiários de toda pais.
Segundo o secretário geral das Nações Unidas Ban Ki-Moon em seu projeto acerca da violência contra as mulheres na América Latina, aponta que esse tipo de violência pode vir a ser – física, sexual, psicológica, doméstica e econômica.
As mulheres que experimentam a violência, sofrem uma série de problemas de saúde, e a sua capacidade de participar da vida pública diminui. A violência contra as mulheres prejudica as famílias e comunidades de todas as gerações e reforça outros tipos de violência predominante na sociedade.
Os aspectos de violência doméstica relatados pela sondagem do IPEA no Brasil apontam em uma pesquisa que apesar de o público entrevistado ter se posicionado contra agressões (91,4% concordam que agressores devem ser