AS 5 FORÇAS DE PORTER
ANTONIO LIMA
ANDREA
BRUNA
CLAUDIO
CINCO FORÇAS DE PORTER
MARACANAÚ
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre, As Cinco Forças de Porter, mais concretamente sobre o modelo criado por Michael Porter em 1979, destinado a análise da competição entre empresas. Que Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova análise para reavaliar o mercado.
É objetivo deste trabalho, vermos quais são essas forças e como elas são utilizadas no meio empresarial.
A metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica.
AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES
Quando uma nova instituição decide investir em um mercado ou segmento de mercado, se fez as análises corretas, normalmente vem com desejo de ganhar mercado e dispõe de recursos. Com isso os custos das empresas já atuantes podem aumentar, e sua empresa pode ser obrigada a aumentar o investimento em propaganda, por exemplo; e a lucratividade diminuir.
O que limita a entrada de novas empresas são as chamadas barreiras de entrada, que são obstáculos para o ingresso de uma instituição em um determinado mercado. Quanto menores as barreiras de entrada, maior é a chance de novos concorrentes entrarem nesse mercado.
Segundo Michael Porter, existem seis fontes principais de barreiras;
Economia de Escala: é refletido no baixo custo em detrimento de alta produção. Um novo competidor deve se submeter ao risco de começar com uma escala alta ou aumentar seus custos de produção, tornando a margem de lucro pouco atrativa ou o preço final ao consumidor acima da média de mercado.
Diferenciação dos Produtos: é quando as marcas já concorrentes em um determinado nicho já estabeleceram uma relação de