Loteamento urbano
L O T E A M E N T O G E T Ú L I O V A R G A S
P e l o t a s / R S
O presente projeto de planejamento urbano visa identificar a situação atual dos aspectos do Loteamento Getúlio Vargas, dimensionando problemas e sugerindo ações futuras que possam corrigir atuais distorções e atender a demanda da população local no espaço em estudo.
Acadêmicos: Gil Passos Humberto Souza Samir Samara Samuel Fleck
Pelotas, novembro de 2011
AMBIENTAÇÃO / PANORAMA HISTÓRICO
O Loteamento Getúlio Vargas é uma área localizada ao norte da cidade de Pelotas (latitude 31°42'8.37"S - longitude 52°18'42.47"W), inserido na periferia, dentro da área administrativa Três Vendas (a maior da cidade). Classificada pelo III Plano diretor de Pelotas como Área Especial de Interesse Social: “...são porções de território do Município, destinadas prioritariamente à recuperação urbanística e ambiental, à regularização fundiária e à produção de Habitação de Interesse Social (HIS)” (III Plano Diretor de Pelotas).
A ocupação urbana foi promovida pelo município, consolidada ao longo de mais de três décadas, com o intuito de assentamento de população carente e oriunda de áreas de risco. Formado por 62 quarteirões, possui área total de 330 ha (3.300.000 m²).
D I A G N Ó S T I C O
INFRA-ESTRUTURA
O assentamento apresenta infra-estrutura urbana bastante precária de ações estatais, constatou-se através de pesquisa de campo que não há pavimentação, com exceção da Rua Leopoldo Brod que tangencia o loteamento ao sul.
A rede de distribuição de energia elétrica é existente e fornecida pela empresa CEEE, bem como iluminação pública.
O saneamento básico é precário, pois a área não está dotada de redes de esgoto tampouco drenagem. Não há reservatório de água no local, sendo que a distribuição fornecida pela prefeitura, através da empresa pública SANEP,