Lord of Flies / Thomas Hobbes''
Jack: "We'll get it from the others"
Primeiramente, o filme começa com dois dos personagens: Ralph e Piggy, que estão numa ilha deserta e, ao acharem uma concha que emite sons graves, acabam chamando a atenção e encontrando outros garotos no local. Começa a se formar um grupo cada vez maior de "tribos" diferentes. As crianças estão perdidas sem nenhum adulto por perto e, ao perceberem a situação periclitante na qual estão envolvidos, tentam se organizar de alguma maneira.
Até então, percebe-se o estagio de "estado de natureza", situação na qual, segundo a obra "Leviatã" de Hobbes, não há um governo que estabeleça a ordem. Contudo, dois dos garotos tentaram se organizar de alguma forma através da linguagem (Razão) e com uma breve votação se candidataram à líder do grupo para que houvesse uma melhor organização e distribuição de tarefas, centralizando o poder na mão de um só e ao mesmo tempo garantindo o convívio pacífico entre os indivíduos dessa pequena "sociedade".
A liderança democrática, no começo do filme foi dada ao Ralph, que tinha o controle da situação por meio da racionalidade e, de um contrato entre a autoridade e a sociedade, o que, para Hobbes, é necessário para a formação do Estado. Mas aos poucos o respeito pelo líder foi se deteriorando e perdendo espaço para a rebeldia de Jack, que fazia parte do grupo dos caçadores.
A frase escolhida demonstra exatamente essa quebra de contrato feita por Jack e seu grupo. Quando roubam os óculos de Piggy para fazerem fogo, fica claro que, mesmo com a tentativa de organização daquele grupo, predominou o "estado de natureza" onde quem ganha é a força.
Logo, percebe-se que não houve passagem do "estado de natureza" para o pacto/contrato social, deixando o clima em um constante estado de Guerra, no qual, mesmo que não haja batalha, ela está latente, podendo ocorrer a qualquer momento, contrariando, assim, as premissas do Leviatã. Luiz Gustavo