Apontamentos sobre o conceito de liberdade no filme O Senhor das Moscas
Ronaldo de Oliveira Rodrigues1
Taís Demes Gonçalves2
Resumo: O texto apresenta uma breve discussão sobre o conceito de liberdade a partir da obra audiovisual “O Senhor das Moscas”. Discute-se a importância das regras e da presença do adulto em um contexto em que as crianças encontram-se sozinhas. Considera-se que a participação dos adultos, das normas e valores da sociedade em que vivemos são fundamentais para a organização da vida social e consolidação do sentimento e pertencimento ao grupo humano.
Palavras-Chave: Liberdade; Vida social; Adultos; Crianças.
Abstract: The paper presents a brief discussion of the concept of freedom from the audiovisual work "Lord of the Flies". It discusses the importance of rules and the presence of an adult in a context in which children are alone. It is considered that adult participation, standards and values of the society in which we live are central to the organization of social life and consolidation of group belonging and feeling human.
Keywords: Freedoom; Social Life; Adults; Children.
Introdução
Embora a proposta neste trabalho não seja analisar a noção de liberdade à luz das especificidades da filosofia, será inevitável estabelecer algumas relações com essa área do conhecimento dada a dimensão filosófica do tema. Nesse sentido é preciso considerar que há bastante tempo o estudo sobre a questão da liberdade3 é interesse de filósofos e de outros estudiosos da grande área das ciências humanas. Tal interesse não ocorre sem razão, uma vez que os maiores acontecimentos da história da humanidade apresentam desdobramento espiral tendo a liberdade como temática norteadora. O Iluminismo, as Revoluções Liberais, o Apartheid e o movimento feminista são alguns exemplos dessa afirmação.
Com o objetivo de analisar a obra audiovisual “O Senhor das Moscas”4 à luz de algumas reflexões filosóficas apresentamos alguns questionamentos que originaram