O Senhor das Moscas Lord of the Flies
Geane Moraes Ramos
Este artigo trata-se de um resumo sobre o filme O Senhor das Moscas (Lord of the Flies) baseado no livro de mesmo nome escrito por William Golding, que foi publicado em 1954, e em 1983, ganhou o Prêmio Nobel de literatura. O livro foi adaptado para o cinema por Peter Brook em 1963, e, mais tarde, por Harry Hook.
Abril de 2015
Introdução
Após sofrer um acidente aéreo e ir parar em uma ilha completamente deserta, um grupo de meninos acaba sofrendo uma série de mudanças em seus comportamentos, que proporcionam a análise do caráter humano em frente a determinadas situações.
O Senhor das Moscas
Posteriormente à queda do avião, o grupo de meninos consegue nadar até uma ilha deserta e levar consigo o capitão (o único adulto presente está desacordado e é salvo pelos meninos de morrer afogado). Logo em sua chegada, a maioria está animada por não terem aulas e nenhum adulto para controlá-los. Mas depois de algum tempo, percebem que terão de ficar um tempo indeterminado na ilha, o que faz com que decidam escolher um líder entre eles. Ralph destaca-se como aquele que sabe resolver os problemas, encoraja os desanimados e cuida de todos, então, mesmo negando a importância dessa liderança, ele é o escolhido.
No início, existem regras a serem cumpridas. Somente aquele que tiver a concha em mãos terá direito a palavra e os demais deverão ouvi-lo; alguns grupos são divididos em turnos para manter a fogueira (que serve como sinal pedido de salvamento) acesa; outros caçam; etc.
Mas, com o passar dos dias, as tarefas são deixadas de lado porque a grande maioria prefere divertir-se do que cumpri-las. Ralph, o líder, exige maior obediência por parte meninos, e defende que deverão ser estabelecidos castigos para aqueles que