Classes Sociais
RESUMO:
O texto trata de discutir questões em torno do conceito de pedagogia na tentativa de pensar elementos indispensáveis para o campo educacional. Os livros bases para tal discussão são: o que é pedagogia de Paulo Ghiraldelli e introdução a pedagogia de Franc Morandi. Ambos os autores tem em comum a preocupação fundamental de discutir a terminologia pedagógica para, posteriormente, pensar a partir das noções básicas e as correntes de idéias novas perspectivas de relação entre professor e aluno, entre educador e educando, entre o ensinar e o aprender.
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia – educação – professor e aluno – aprendizagem.
INTRODUÇÃO
1) Como se define Classes Sociais
As classes sociais são grupos amplos, onde a exploração econômica, opressão política e dominação cultural, resultam da desigualdade econômica, do privilégio político e da discriminação cultural, respectivamente.
Os principais estudiosos dos conceitos de classes, são Karl Marx e Max Weber. Marx e Friedrich Engels se baseiam nas relações de produção. Assim em toda sociedade tanto pré-capitalista como capitalista, sempre haverá uma classe social dominante, que controla ou influência o controle do estado, e uma classe dominada, que é ordenada pela classe dominante. Na visão marxista a existência social é que determina a consciência. De um modo mais especifico, significa que o modo de pensar os valores e modo de agir, são reflexos das relações com os meios de sobrevivência do homem, ou seja, aqueles que possuem meios de produção apropriam-se do trabalho daqueles homens que não possuem esse meio, as classes sociais podem se diferenciar por proprietário/não proprietário, capitalista/operário, patrão/ empregado.
Na visão de Weber Com o desenvolvimento do Capitalismo Industrial e na modernidade, confundem freqüentemente o uso do termo classe social com estrato social, para ele a definição das classes sociais e estabelecida conforme a distribuição de valores