Gestão de Operações
É inegável que as organizações dependem de seus funcionários. Certamente, ninguém pode duvidar que os empregados bem motivados, alinhados com os objetivos estratégicos e preocupados com a produtividade sejam um fator tão importante que podem influir decisivamente na competitividade das organizações. Todos também sabem que há uma zona de conflito potencial entre o elemento humano e a organização. Os objetivos e as necessidades dos funcionários, não necessariamente, estão de acordo com os objetivos da empresa. Muitas vezes, os métodos de trabalho, que levam a alta produtividade são exatamente aqueles que mais desagradam às pessoas. Certos objetivos, como redução de custos, são claramente contrários a outros, como por exemplo, o aumento salarial. Mesmo que sejam eliminadas outras fontes de atrito, ainda assim o empregado poderá não gostar do que faz, ou da maneira como o faz. Portanto, o problema homem-trabalho deve ser atacado dentro de uma empresa em nível preventivo, antes que se torne crítico.
CONCEITO DE PROJETO DO TRABALHO
A palavra “trabalho” tem vários sentidos. Um dos sentidos utilizados pelas empresas é
“aquilo que o indivíduo faz dentro de uma organização”. De uma forma mais restrita, entende-se como trabalho, o conjunto específico de tarefas que cada empregado executa, embora possa acontecer de alguém desempenhar grupos de tarefas radicalmente diferentes, caso esse, em que estaria desempenhando dois ou mais “trabalhos” diferentes.
Qualquer organização possui um conjunto de trabalhos de acordo com certos critérios exigidos pelas unidades funcionais. Assim, um projeto de trabalho diz respeito exatamente à especificação dos conteúdos e dos métodos associados a cada um desses trabalhos. Dessa forma, o objetivo do projeto de trabalho é criar um ambiente produtivo e eficiente, onde cada colaborador saiba o que fazer e como fazê-lo. O projeto de um determinado tipo de trabalho deve conduzir a mais de uma