Gestão de Operações
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DE OPERAÇÕES
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES
MARÇO / 2014
GESTÃO DE OPERAÇÕES
Trabalho apresentado à disciplina Introdução a Engenharia de Produção do Curso Engenharia de Produção da Unes – Faculdade do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
Orientador(a): Profª Débora Athayde Herkenhoff.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES
MARÇO / 2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
GESTÃO DE OPERAÇÕES 5
CONCEITO DE PRODUÇÃO 6
FUNÇÕES NA GESTÃO DE PRODUÇÃO 8
1 - ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO 8
2 - PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 10
3 - SISTEMAS DE PRODUÇÃO 10
4 - ARRANJOS PRODUTIVOS 12
5 – ERGONOMIA 13
6 - PLANEAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO 15
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
A gestão de operações tem como uma das suas atribuições o estudo dos mecanismos que tomam as decisões para as funções produtivas, sendo:
• Qualidade
• Processo
• Capacidades
• Estoques
• Força de trabalho
As atividades produtivas são suportadas por um conjunto de tecnologias e de recursos humanos e são caracterizadas por um conjunto de atributos relevantes em qualquer processo de decisão.
É necessário estabelecer equilíbrios, onde o peso de cada atributo depende das necessidades do mercado e da concorrência.
GESTÃO DE OPERAÇÕES
Histórico:
Desde a pré-história, a humanidade preocupava-se em organizar suas tarefas. Mesmo que de maneira simples realizavam a conversão de matérias-primas em produtos acabados, dando margem para o mínimo de coordenação e o controle de suas atividades.
Um dos registros mais antigos de produção gerenciada data de cerca de 5000 a.C. Monges sumérios já contabilizavam os seus estoques, empréstimos e impostos resultantes de suas transações comerciais (Sousa,