ECONOMIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO 4º PERÍODO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA RURAL
PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA
Por:
Pimenta Bueno/2.001
SUMÁRIO
Introdução 03
Estruturas de Mercado 04 Classificação de Stackelberg 04 Classificação de Marchal 05
Quadro de Estruturas Referenciais 06 Concorrência Perfeita 06 Monopólio 07 Oligopólio 08 Concorrência Monopolística 10
Conclusão 12
Bibliografia 13
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar as principais formas de “Estruturas de Mercado”, como também, “concorrência perfeita”, “monopólio”, “concorrência monopolística” e “oligopólio”, todos estes itens, com seu conceito e requisitos, para que possamos entender um pouco mais a respeito das estruturas de mercados.
ESTRUTURAS DE MERCADO
As classificações mais simples de estruturas de mercado fundamentam-se apenas no número de agentes envolvidos em cada um dos dois lados – o da procura e o da oferta. A classificação proposta em 1934 por H. Stackelberg é desde tipo:
CLASSIFICAÇÃO DE Stackelberg
a simplicidade da matriz de Stackelberg resulta de se reduzir o principio da diferenciação a apenas um elemento: o número dos que intervêm no mercado, tanto no lado da oferta (vendedores), quanto no da procura (compradores). Embora excessivamente simples, esta classificação tornou-se clássica. Mesmo não considerando outros elementos importantes de diferenciação, foi um instrumento de referencia para desenvolvimentos teóricos posteriores. Segundo sua preposição, as estruturas de mercado que se observam na realidade não se limitam às hipóteses da concorrência perfeita e do monopólio. Ele mostrou que, entre esses dois extremos, há várias possibilidades intermediárias, que se