gestão de operações
Características: converter inputs em outputs, satisfação das necessidades dos clientes, aumentar a produtividade, encontra-se um maior número de recursos, o conceito muda de empresa para empresa.
Estrutura SFC (4 fases): 1-Programação. Criação de sequências de ordens para serem enviadas para o despache. 2-Despache. Momento em que as ordens são emitidas considerando a informação atualizada dos recursos.
3-Monitorização. Fornece a informação da condição do Shop Floor sendo esta recolhida pelos executantes. 4-Execução. Realização das ordens através dos intervenientes do processo.
Objetivos SFC: Rentabilização máxima dos recursos. Satisfazer as necessidades dos clientes. Reduzir os custos operacionais. Melhoria no tempo de resposta.
Importância do MES (TIC) no SFC: Dispor de informação válida e atualizada. Identificar e acompanhar materiais. Redes wireless para transmissão de dados. Apoio no controlo e programação.
É de salientar que o MES não substitui o SFC mas complementa-o. O MES é um sistema organizado, acompanha o progresso na ordem de fabrico, é uma forma de gestão de qualidade/stocks e faz a ponte entre o planeamento e a execução. Informação necessária ao controlo de operações: Disponibilidade do pessoal. Disponibilidade dos