ASPECTOS E ANÁLISES DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SERROLÂNDIA
ESTUDO E ANÁLISE DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SERROLÂNDIA
Estudo apresentado a disciplina de Estágio I – Iniciação ao Serviço Social – Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI , como requesito parcial para avaliação.
Tutora externa: Adriana Ribeiro de Andrade
Supervisora de Campo: Rosimary Pereira do Nascimento
SERROLÂNDIA
2014
INTRODUÇÃO
O foco deste trabalho é fazer um estudo e análise do Centro de Referência de Assistência Social de Serrolândia.
Entra-se no mundo intrínseco da Instituição, analisando aspectos históricos, físicos, sociais e organizacionais dando uma ênfase nas dimensões técnico-operativa, metodológicas, teóricas e ética profissional da equipe técnica no campo diversificado de atuação.
Perpassa-se o processo de aplicabilidade dos instrumentos e técnicas profissionais do Serviço Social como folha de produção diária, observação, visitas domiciliares, acolhimento, acompanhamento social, entrevistas, relatórios, encaminhamentos e fichas de cadastros.
Descreve-se um panorama global da Instituição Concedente do Estágio, sua abrangência, atuação, objetivos, finalidades, estrutura e funcionamento e proposta de atuação ao usuário na mera natureza, estratégia, particularidades e modalidades na práxis profissional do Serviço Social.
Utiliza-se neste diagnóstico a prática real da observação e exercita-se pesquisa de cunho documental nos acervos da Instituição e num contexto comprobatório, inclui-se fontes de natureza visual e iconográfica como a fotografia e usa-se também pesquisas bibliográficas e eletrônicas.
1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE ESTÁGIO
Apresenta-se o CRÁS (Centro de referência de Assistência Social de Serrolândia),
Identificamos essa instituição e a sua atuação como caminho de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sua competência de atividades de