Laboratório de Física I
1. OBJETIVOS
Construção de tabelas.
Construção de gráficos em papel milimetrado.
2. MATERIAL
Papel milimetrado e régua.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um mesmo fato ou fenômeno físico pode ser descrito através de diferentes linguagens. E quase sempre essas linguagens são usadas simultaneamente. Na Física, como quase em todas ciências, são usadas quatro linguagens que se vão alternando conforme as necessidades, pois cada uma delas possui algumas vantagens próprias.
Para que você perceba melhor, vamos dar um exemplo em que um mesmo fato científico é transmitido nas quatros linguagens. O exemplo refere-se a um fato simples, que é a expressão do espaço percorrido por um móvel que se desloca com velocidade constante.
1o) Expressão verbal (oral ou escrita):
Para um móvel que se desloca com velocidade constante, o espaço percorrido é igual ao produto da velocidade pelo tempo gasto no percurso.
2o) Forma sintética de uma igualdade ou equação: s = vt
3o) Através de uma tabela: t (s)
0
1
2
3
v (m/s)
2
2
2
2
s(m)
0
2
4
6
4o) Através de um gráfico s (m)
6
4
2
1
2
3
4
5
t (s)
Gráf. 1 - Espaço percorrido por um móvel em função do tempo.
Cada uma das 4 linguagens tem suas vantagens e também suas desvantagens. Dificilmente qualquer uma delas pode ser usada sem uma das outras.
32
As expressões verbais (ou linguagem corrente) são sempre necessárias, pois há detalhes que dificilmente poderiam ser expostos sem o uso das palavras.
Uma equação é a forma mais sintética e concisa de tratar os assuntos, pelo menos na Física.
Além disso, a equação pode ser manipulada com as regras da Álgebra permitindo que cheguemos a conclusões que dificilmente seriam obtidas com o uso somente das palavras.
Uma tabela tem a vantagem de poder apresentar todos os dados mesmo que sejam diferentes em seus valores.
Um gráfico tem uma grande vantagem de tornar mais visível não só os dados, mas também o