mineralogia
As eras geológicas são divisões da escala de tempo geológico que podem ser subdivididos em períodos a fim de se conhecer a longa vida do planeta. As eras são caracterizadas pelas formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e os seres viventes que neles se encontravam
Da mesma maneira que o historiador faz a reconstituição da história do homem, a geologia histórica, que é um ramo da ciência geológica, faz a reconstituição da história da Terra. Para o historiador fazer a reconstituição da história do homem, ele se baseia nas fontes históricas. Por exemplo, os objetos, os documentos e ruínas de aldeias e cidades são fontes históricas. Através do estudo desses materiais ou elementos, o historiador faz a reconstituição da história do homem. Para o geólogo realizar a reconstituição da história da Terra, ele se baseia nos estudos das rochas e dos fósseis. O estudo das rochas possibilitou ao geólogo conhecer:
*a antigüidade da Terra, calculada através do estudo das rochas radioativas, como por exemplo o urânio;
*os climas de épocas passadas, existentes em várias partes da Terra;
*os terremotos e vulcanismos do passado;
*as distribuições dos continentes e oceanos à superfície da Terra e suas variações através do tempo geológico.
AS ERAS GEOLÓGICAS SÃO AS SEGUINTES:
*Pré-Cambriano- é a maior extensão de tempo geológico da Terra que tem início nos primórdios de sua formação e termina no período Cambriano.
É um período muito longo com quatro bilhões de anos. Neste período ocorreu a formação da Terra como um corpo planetário, inclusive a geosfera, hidrosfera, atmosfera, como também o aparecimento da biosfera.
São oito décimos da história da Terra e nela foram encontradas complexas redes de rochas ígneas e metamórficas, que abaixo das rochas sedimentares mais recentes foram chamadas de rochas primárias ou primordiais.
*Era Paleozóica-(paleozóica significa vida antiga) marca a existência das